| 
  • If you are citizen of an European Union member nation, you may not use this service unless you are at least 16 years old.

  • You already know Dokkio is an AI-powered assistant to organize & manage your digital files & messages. Very soon, Dokkio will support Outlook as well as One Drive. Check it out today!

View
 

Entropia!

Page history last edited by João Carlos Caribé 15 years, 5 months ago

O Blog Entropia! foi criado por João Carlos Caribé, conforme relato a seguir:

 

Quando criei este blog não tinha uma proposta clara de conteúdo, a ideia era escrever o que me “desse na telha”, sem nenhum critério específico. Um dos primeiros nomes foi “Mente borbulhante”, achei legal, mas não era exatamete um nome que definiria a proposta do blog. Um dos temas que mais pretendia abordar por aqui eram midias sociais, e logo me lembrei que o ciberespaço é um ambiente totalmente entrópico, olhei para minha mesa, vi a bagunça reinante e me lembrei de um artigo que li, que o estado natural de tudo é o caos, observe sua mesa agora e me diga se ela esta arrumada?

 

Este ambiente fantástico que é o ciberespaço, é caótico, uma chuva de informação, ruido para uns, fonte de informação para muitos, caótico para muitos, organizado ou organizavel para outros. Logo não poderia existir nome melhor para o blog, e nasceu ai o Entropia! Com exclamação para indicar a intensidade da mesma, um nome que sintetiza tudo: O ciberespaço, a proposta multidisciplinar do blog, e o modo como as ideias e informações são processadas nas nossas cabeças.

 

Como não poderia deixar de ser, um pouco de teoria, a Entropia da informação, uma teoria desenvolvida em 1948 por Claude E. Shannon, onde ele trata de um modelo matemático para definir o limite entre o volume de informação e o entendimento da mesma, ou em outras palavras, o limite entre o volume de informação e o ruido. Creio que na equação de Shannon, tenhamos de acrescentar novas variaveis hoje em dia, afinal se em 1948 não existia internet, quem dirá agregadores, e outras ferramentas que driblam esta limitação informacional, isto sem falar que os mais jovens tem uma capacidade maior de absorver informações de fontes distintas simultâneamente.

Comments (0)

You don't have permission to comment on this page.